sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Haja Paciência!!!!

Duas semanas atrás (+/-) fui convidada para participar numa pequenita feira de artesanato, aqui na zona.
Uma das artesãs, a 1ª coisa que disse a todas foi:

- Nunca participei em nada do género, porque não quero. E só estou aqui devido a organizadora!
( uma vez que a organizadora faz as feiras, pois era o sonho da filha que morreu)

Na continuação da tarde, essa mesma artesão correu as mesas todas, falar, falar, falar, falar, mais para o final da tarde, chega ao pé de mim e diz:

- Não vale a pena eu estar aqui. Se eu estivesse em casa já tinha vendido as peças todas! Isto não me compensa, prefiro estar no facebook que vendo mais! Ainda só fiz 100 euros, isto não é nada! Não venho a mais feira nenhuma do género, porque não compensa.

Eu só a ouvia, abanava a cabeça a dizer que sim ou não.
Ora o que é que eu ia dizer? No dia todo fiz 30 euros e sentia me contente.

Depois ela dizia:

- Estas peças que não vendi, já tenho compradores. Amanha vai tudo pelo correio.

Fosse verdade ou não, a verdade é que ela chegou ao facebook no dia a seguir colocou uma foto das peças e postou: encontram se disponíveis para venda as seguintes peças!

As pessoas fazem se de grandes para quê? Todos temos a noção, de que a situação está complicada, as pessoas só compram o que necessitam, e compram se gostarem muito, muito de uma peça. Para que andar a dizer á boca cheia que já tinha feito 100 euros? Não é inveja, acho é uma falta de humildade e uma estupidez. Ninguém andava a fazer se de artista, senão ela. Eu não consigo ser assim, quem me conhece sabe .
 Fui com expectativas 0, e até nem me correu mal. Não vou a estas feiras para ficar rica, vou para:

- mostrar que faço determinado tipo de peças;
- dar conhecimento ás pessoas;
- desentulhar um pouco a minha casa;
- convivência;

Vocês estão a pensar assim: também pelo dinheiro! está esta rapariga com coisas!

Não é pelo dinheiro, quem me conhece sabe, eu ganho nas peças que vendo no máximo dos máximos 2 euros. Sei que vai muita gente dizer ou pensar, mais vale estar quieta e sossegada.
Gosto do que faço, adoro fazer este tipo de trabalho. O dinheiro que peço é so uma ajuda para comprar mais materiais, tenho noção de que as peças valem mais, mas também sei que não vão pagar.

O mais engraçado é que vêm sempre ter comigo este género de pessoas, como eu não as encosto a parede e só as ouço, deixo as falar, fazerem a festa deitarem foguetes e apanharem as canas.
. Devo de ter, de certeza absoluta um O na testa, um O de otária. Tudo cá vem ter! Arrre

3 comentários:

Lurdes Silva disse...

Olá, também já participei em algumas e nunca ganho muito dinheiro, numa delas fiz 12€, é pouco, mas também fiquei contente porque vendi o meu trabalho, e é por isso que também participo, para mostrar o meu trabalho, para enriquecer teria de participar em muitas feiras de artesanato, e mesmo assim...
Essa senhora deve ser um pouco frustrada e quer fazer-se melhor que os outros, não dês importância, foi ter contigo porque notou que não ias desdizer, e com certeza mais ninguém lhe estava a ligar, foste a única que se importou e a ouviu, gente como essa nem merece as nossas palavras.
Ainda bem que vendeste alguma coisa, é sempre bom apreciarem o nosso trabalho.
Bom fim de semana, bjos doces

cris disse...

OLá,
Eu penso exatamente da mesma maneira. Haja paciência para gente assim. Eu ainda tenho o sonho de um dia participar numa feira, pelo gosto de expor, de ver a reação das pessoas e pelo convívio. beijinhos, cris
www.cris-pontinhosmeus.blogspot.com

Dulce disse...

Olá,
Continue a ser assim e não mude!
Deixe as outras pessoas falar, gabar-se etc...São de ceteza frustradas e infelizes.
Bjs
Dulce Barbosa