sexta-feira, 5 de abril de 2013

Desabafo!!!!

Tenho de falar, se não morro sufucada kkkkkkk

Nos ultimos meses tenho verificado no meu circulo do facebook grande quantidade de meninas a dedicar se aos trabalhos manuais, ao Artesanato. Até aqui, tudo muito bem, acho optimo que as pessoas façam algo de produtivo,ocupem o tempo e a mente. Precisasse de originalidade e principalmente é URGENTE PERFEIÇÂO, URGENTE FAZER TRABALHOS COM PRECEITO(como se diz aqui na minha aldeia)

Estamos em crise,muitas pessoas desempregadas,muitas pessoas sem subsidio nenhum,sem rendimentos, acho bem quando se lançam no artesanato como meio de ganhar algum dinheirito. Mas minhas amigas, apurem se nos trabalhos que vendem, façam com PERCEITO.

Fico chocada com os trabalhos que vejo no facebok e ainda mais chocada com as pessoas que dizem: "tao lindo,já comprei". Por favor, desculpem mas fazer aquela mer***** qualquer pessoa faz e ainda vão comprar???

Agora a moda aqui na minha zona é o feltro, porque???
Porque
1: é facil;
2: rapido;
3: há nos chineses;
Então toda a gente faz, mas  ninguem se lembra de pensar assim:
 " Primeiro de tudo, vou tentar ver uns videos, vou pesquisar na net, tentar perceber como se faz,se é assim como eu faço.Tentar obter informações do que vou poder criar".
 Xiiiii para que??? Vi aquela bolsa, vou fazer igual, se não é igual é parecida, se não é parecida, azar fosse.
Existem tantos videos no You tube a explicar os pontos que se utilizam no feltro,tantos videos com trabalhos giros. PESQUISEM PORRA,NÃO FAÇAM TRABALHOS DE PORCARIA

O artesanato não é chegar ali ao chinês comprar uns feltros, coser aquilo de qualquer maneira,colar umas porcarias quaisquer e já tá. Isto não é artesanato.

Vão dar 10 euros por o seguinte trabalho:
1 folha de feltro
com 2 carros pré cortados (que há venda no chines)
letras Rodrigo ( letras pré cortadas que há venda no chinês)
Dobra se a parte superior do feltro e cozem, com um ponto qualquer, nesse local colocam uma fita, para depois poderem pendurar na porta ou parede.
Com cola quente, colam o nome da criança da maneira que lhe apetecer, e colam tambem os carros.
E agora pergunto eu:
Onde está o trabalho disto????
Onde está a ciência de fazer ????
Vão dar 10 euros por uma peça que TODA A GENTE SABE FAZER???
- Ah eu não sei fazer isso, nem sei como se faz!
     - Não sabem colar peças?????
- Ah mas depois ficam mal feito.
     - Mal feito??? As peças estão todas cortadas é só colar.
- Ah mas dá muito trabalho.
     - E não dá trabalho, trabalhar para 10 euros?

Deixem o sofá, não sejam perguiçosas, todas sabemos, todas podemos fazer. Trabalhos maus no inicio, na 1ª vez, todas fazemos.

Desculpem,é a minha opinião e tinha de dize-lo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Adorei o post!
E faço tricot à cerca de 30 anos e não não sou velha apenas comecei mt mt novinha, aprendi com a minha mãe e apesar da prática e conhecimentos que tenho sinto que estou sempre a aprender porque não me canso de pesquisar e procurar a perfeição, adoro quando o trabalho seguinte sai melhor que o anterior, adoro aprender pontos novos, adoro criar artigos que saem da minha cabeça sem copiar de ninguém. Aproveito para ganhar uns € extra com o meu trabalho? Sim, aproveito, mas o que faço é por amor à arte porque se fizermos trabalhos manuais só para ganhar algum sem se gostar verdadeiramente do que se está a fazer penso que é impossível algo sair "perfeito" só quem tem verdadeira alma de artesão e muito amor ao que faz consegue alcançar a perfeição!
Bjs

Coisas Minhas e da Cozinha disse...

Hoje em dia é assim, toda a gente acha que sabe fazer tudo, basta ver umas coisas na net.
Olha eu posso ver muito artesanato e afirmo com toda a convicção que não percebo puto daquilo, sei fazer crochet desde pequena e já não é mau, mas não pratico. A minha irmã é uma autêntica fada do lar, tem cá umas mãos que fazem magia. Eu gosto de cozinhar e de aprender a fazer bem feito, mas vejo muita gente a publicar "receitas" que mais parece comida já digerida.
Conclusão - há por aí muito wannabe em todos os aspetos da vida.
Bjs

Filomena Silva disse...

Também gostei do teu post. Adoro artesanato e artes decorativas, faço decoupage e ando a treinar o scrap. Mas adoro desafios e experimentar coisas novas, como o feltro, fiz uns trabalhinhos em feltro nuns desafios de um forum onde participo. Adorei experimentar e o resultado não foi mau de todo, mas nada que eu fosse vender.
Mesmo em feiras, às vezes fico parva com trabalhos que as pessoas colocam à venda, nem falo dos preços que pedem.
Temos de nos valorizar e valorizar o trabalho manual, porque por causa de uns ficam ouros prejudicados

Lurdes Silva disse...

Olá, concordo com tudo o que dizes e assim como a Princesa Juju,faço tricot desde pequenita, crochet e bordados também, mas mesmo assim, ando sempre a ver os excelentes vídeos no youtube que nos ensinam novas técnicas e novos pontos, e por vezes fico insatisfeita com o trabalho, mesmo tendo tanta prática, enfim, há pessoas que nem sabem o que é o verdadeiro artesanato.
Bom fim de semana, bjos doces

Joaninha disse...

BOA NOITEEEEE... AMEI O PORRA!! MEU DEUS, É PRECISO FALAR MESMO E GRITAR PELAÍ!!!
VOCÊ FOI ADORÁVEL!!
TEMOS QUE TER RESPEITO PELAS PESSOAS, MESMO QUE ELAS NÃO QUEIRAM SER RESPEITADAS,COMPRANDO EM QUALQUER LUGAR...
CONTINUE VIBRANDO MENINA... AQUI NO BRASIL É DO MESMO JEITO... ADORO FELTRO...E O TENHO COMO O MELHOR PARA SE FAZER O MELHOR... MAS PESQUISAR É O MELHOR E DEPOIS SE COLOCAR... É EXCELENTE POSICIONAMENTO... COPIAR?? NUNNNNCA!!! BJOS(e não é loucura da joaninha)

Laurinha disse...

Concordo que tem muita gente fazendo artesanatos mal acabado e sem capricho.
Eu trabalho a 15 anos com artesanatos,meus preferidos sempre foram as bonecas,mas algum tempo estou trabalhando com reciclagem e fuxico.
O de feltro não fiz quase nada,mas acho muito lindo e delicado...no meu blogger tem alguns dos meus trabalhos,quando tiveresum tempinho dá uma passadinha. abraços!
06/04/2013

Maria Arlete Art´s disse...

EU AMEI O SEU DESABAFO É ISSO QUE EU GOSTARIA DE TER FEITO Á ANOS!!!!! NÓS ARTESÃS TENTAMOS FAZER O QUE PODEMOS DE PERFEIÇÃO E TEMOS MUITO QUE APRENDER!!!!! CADA DIA APRENDEMOS MAIS. OS MEUS TRABALHOS MUITA GENTE FALA É CARO!!!!!! EU RESPONDO COMPRE SE QUIZER... EU USO MATERIAL DE 1ªQUALIDADE FICO DIAS FAZENDO E TENHO QUE VENDER Á PREÇO DE BANANA; NÃO!!!!gOSTEI MUITO VC ESTA DE PARABÉNS AMIGA. BEIJOS

Mónica Silva disse...

Boa tarde, não deixei de ler este desabafo! achei que realmente é uma verdade... mesmo eu que vou fazendo à medida que vou tendo tempo, mas há algo que me entristece com este caso e ao facto de as pessoas irem ao chinês... não tenho nada contra, mas já se vende peças concluídas muito baratas e por vezes materiais com menos qualidade como se fossem artesanais.
Por várias vezes as pessoas perguntam-me quanto custa isto ou aquilo, a como consegues fazer? e eu lá dou o meu preço e dizem: ah é muito caro! vi no chinês é mais barato! eu digo: ok então vai ao chinês! Acho que há pessoas com mais capacidade que outras, ou mais ou menos imaginação, mas... há algo que não podemos descorar é o preço de ser artesanal e o trabalho e tempo que leva a fazer, feito com amor e dedicação!
É esta a mensagem que temos que passar! beijinhos